• Início
  • Blog - Saúde e Bem-Estar | Linhahum
  • Como tomar suplemento alimentar? Descubra aqui as diferenças
  • Como tomar suplemento alimentar? Da cápsula ao shake

    Você já deve ter visto uma grande variedade de suplementos alimentares, como em pó, em cápsulas gel, em gotas e até algumas variedades orodispersíveis. Entretanto, você sabia que existem diferenças entre o modo de consumi-las? Então, como tomar suplemento alimentar do jeito certo?

    Bem, isso varia bastante. Para responder essa pergunta, é preciso conhecer qual é o tipo do suplemento, qual a sua função e a sua formulação. Todos esses detalhes impactam na eficácia do complemento nutricional em seu organismo.

    Por isso, ao longo deste artigo, vamos debater sobre como tomar suplemento em pó, em cápsula e também como tomar suplemento para ganhar massa muscular. Além disso, aqui, você encontra outras perguntas frequentes sobre o assunto. Então, continue com a gente e faça uma ótima leitura!

    O que é suplemento alimentar?

    Suplemento alimentar é um complemento nutricional para pessoas que desejam compensar uma possível falta de nutrientes. Isso significa que esse produto é uma maneira de proporcionar doses de macronutrientes, como proteínas, lipídeos e carboidratos, e micronutrientes, como vitaminas e minerais, para o organismo1.

    Os suplementos alimentares podem ser vendidos em diversas apresentações, como em cápsulas, em gotas e em pó. Hoje em dia, é possível encontrar alguns produtos orodispersíveis, ou seja, que se dissolvem na língua e não forçam a deglutição.

    Para que serve suplemento alimentar?

    O suplemento alimentar serve para compensar a falta de nutrientes do seu organismo. A grande maioria dos nutrientes não é produzida pelo corpo humano, então é necessário consumi-los por meio da alimentação, que muitas vezes pode ser deficitária.

    Para se ter uma ideia, uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e da Universidade de São Paulo (USP) revelou que 99% da população possui baixas quantidades de vitaminas em seu corpo. Outro dado alarmante é que quase 50% dos brasileiros encontram-se acima do peso, condição que prejudica a absorção de alguns nutrientes1.

     

    Diante este cenário, os suplementos alimentares podem funcionar como um complemento para manter o bom funcionamento do corpo humano. Afinal de contas, os nutrientes são os verdadeiros “combustíveis” dos sistemas do nosso organismo.

    Quem pode tomar suplemento alimentar?

    Todo mundo pode tomar suplemento alimentar. Por não serem medicamentos, esses produtos não possuem contraindicação, mas esse fato não dispensa a prescrição de um médico ou nutricionista. Esses produtos, por exemplo, possuem indicações de faixa etária, que devem ser respeitadas.

    Afinal, estamos falando de nutrientes que são essenciais para o corpo humano, mas que em excesso podem causar alguns problemas de saúde. Por isso, é necessário consumi-los com atenção.

    Muitos nutrientes, quando consumidos exageradamente, podem ser liberados na urina, formando o famoso “xixi rico”. Por outro lado, outras substâncias, como as vitaminas lipossolúveis, que ficam armazenadas nas células de gordura do corpo, podem causar uma intoxicação quando ingeridas em excesso.

    Como tomar suplemento alimentar?

    Para tomar o seu suplemento alimentar, você precisa levar em consideração a sua composição (ou seja, seus ingredientes), sua apresentação e a sua finalidade. Com essas três informações, você consegue estabelecer a maneira certa de ingerir o seu complemento nutricional.

    Vamos entender um pouco mais a diferença entre os pontos listados acima? Vamos nessa:

    Pela finalidade do suplemento alimentar

    Uma das dicas de como tomar suplemento alimentar esbarra na finalidade do produto. Afinal, os efeitos de alguns produtos são destinados ou são potencializados por algum momento exato do dia.

    O suplemento de Melatonina & Triptofano, por exemplo, deve ser ingerido à noite, um pouco antes de dormir. Isso porque a melatonina é um hormônio que age diretamente no hipotálamo, região do cérebro onde estão as células que atuam no sono2.

    Além disso, também há indícios que a melatonina diminui a temperatura do corpo, o que prepara o organismo para entrar na posição de descanso. E como ela é muito influenciada pela luminosidade, é necessário consumi-la na hora de dormir, quando diminuímos os estímulos visuais, como as luzes da TV e do celular2.

    Outro fato muito interessante neste suplemento é a presença do triptofano, um aminoácido que atua na síntese da serotonina, conhecido como “neurotransmissor da felicidade”. A sua suplementação à noite pode ajudar na disposição e na sensação de bem-estar no dia seguinte3.

    É nessa categoria que entram os casos de como tomar suplemento para ganhar massa muscular. Algumas pesquisas mostram que tomar suplementos de proteína, como o Protina Whey, como pós-treino ajuda na recuperação dos músculos, já que diminui os níveis de substâncias que podem causar lesões4.

    De acordo com os ingredientes do suplemento alimentar

    Muitos suplementos alimentares, principalmente os multivitamínicos minerais, possuem uma vasta lista de ingredientes. Por isso, antes de consumir o seu complemento nutricional, é muito interessante analisar a composição do produto e entender como isso pode potencializar as suas benfeitorias.

    Vamos exemplificar: o ImunoPro é um suplemento voltado para ajudar o bom funcionamento da imunidade. Por isso, ele conta com diversos nutrientes aliados do sistema imunológico, como as vitaminas C, D e E.

    Por isso, o consumo desse suplemento não é recomendado perto da ingestão de café. Isso acontece porque a cafeína pode atrapalhar a absorção de muitas vitaminas e minerais, incluindo a vitamina C, D e o cálcio5.

    Outro ponto muito interessante é prestar atenção se o suplemento conta com ingredientes com características oleosas, como óleo de peixe e óleo de fígado de bacalhau, que é rico em vitamina D. Estudos comprovam que a ingestão desses suplementos durante as refeições aumenta a absorção dos nutrientes6.

    De acordo com a apresentação do suplemento alimentar

    Por último, mas não menos importante, deve-se ter em mente o tipo de suplemento. Afinal de contas, existem diversos modos de apresentação no mercado, como em cápsulas, em gotas, em pó e em comprimidos.

    Por isso, vamos entender como ingerir as principais apresentações dos suplementos. Confira:

    Como tomar suplemento em pó

    Os suplementos em pó são muito conhecidos por democratizar o acesso aos complementos nutricionais. Afinal, algumas pessoas possuem dificuldade em deglutir cápsulas muito grandes.

    E o principal benefício dos suplementos em pó é a facilidade de adicioná-los em receitas. Caso ele não tenha gosto, como o Pleno+, o complemento pode ser adicionado em sopas, sucos, caldos, chás e outras bebidas.

    Porém, sempre vale lembrar que alguns produtos não podem ser levados ao fogo. Por isso, é importante adicioná-los depois de finalizar a etapa de preparo!

    Como tomar suplemento em cápsulas

    O primeiro passo para tomar suplementos em cápsulas é analisar os pontos anteriores. Depois de verificar se o produto pode ser consumido em qualquer horário e conhecer seus ingredientes, é só ingeri-lo com a ajuda de um copo de água!

    Encontre o seu suplemento alimentar na Linhahum

    Agora que você já sabe como tomar suplemento alimentar de maneira correta, está na hora de encontrar esses complementos nutricionais. Afinal de contas, a saúde do seu corpo e da sua mente necessita de nutrientes!

    Na Linhahum, você encontra uma vasta linha de suplementos alimentares, que englobam desde produtos clínicos, de bem-estar, funcional e performance. Desse jeito, você encontra os principais nutrientes para o seu dia a dia.

    Confira nossos produtos!

    Produtos Ver todos
    Compartilhar

    Deixe um comentário

    Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.