• Início
  • Blog - Saúde e Bem-Estar | Linhahum
  • Como aumentar a imunidade de idosos? Passo a passo prático
  • Como aumentar a imunidade de idosos? Nutrientes e rotina

    Muitas vezes, relacionamos a terceira idade com a queda da qualidade de vida. Afinal, o corpo e a mente estão em constante processo de envelhecimento, o que pode afetar muitos sistemas, como o imunológico, deixando o corpo mais sensível para o surgimento de gripes e resfriados. Por isso, é necessário entender como aumentar a imunidade de idosos, garantindo, assim, mais saúde e bem-estar.

    A preocupação com o sistema imunológico do idoso ganhou ainda mais relevância com o aumento da expectativa de vida da população mundial. Essa tendência também reflete a realidade do Brasil, onde a taxa de brasileiros na terceira idade cresce a cada ano.

    Por isso, neste texto, vamos explicar como aumentar a imunidade de idosos de maneira natural, entraremos em detalhes sobre qual é a importância da saúde do idoso e se existe vitamina para imunidade que ajude a melhorar o bem-estar e proteger quem chegou na “melhor idade”. Convidamos você a continuar com a gente e fazer uma ótima leitura!

    Aumento da expectativa de vida do brasileiro: o novo normal

    Você sabia que a expectativa de vida do brasileiro aumentou de 45,5 anos em 1940 para 75,5 anos em 2022? Isso representa 30 anos a mais em menos de um século. Esse dado foi coletado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que acompanhou a evolução da terceira idade. Confira no gráfico abaixo:

    tabela-expectativa-de-vida-brasil

    Esse dado explica o crescimento exponencial de pesquisas e artigos científicos sobre a saúde e o bem-estar do idoso1. Afinal, com o envelhecimento da população, é necessário descobrir medidas para aumentar a qualidade de vida na terceira idade.

    Como funciona o sistema imunológico do idoso? Por que

    Hoje em dia, sabe-se que o sistema imunológico também envelhece. Estima-se que a função imune de uma pessoa começa a mudar a partir dos 60 anos, idade na qual entramos na terceira idade segundo o Estatuto da Pessoa Idosa.

    Mas o que muda exatamente? Afinal, estamos falando sobre o mesmo corpo, não é mesmo? Bem, existem alguns fatores que podem diminuir a imunidade do idoso, que acontecem por conta do passar dos anos e pela mudança de rotina. Listamos algumas abaixo:

    Mudanças fisiológicas: o envelhecimento do timo

    Você sabe o que é timo? Timo é uma glândula que fica bem no meio do seu peito, entre os pulmões, e tem como principal função a produção de células de defesa do nosso sistema imunológico2.

    O timo começa a se desenvolver desde o momento em que o feto começa a crescer dentro da barriga da mãe. Entretanto, ele chega no ápice do seu tamanho e peso na puberdade, podendo pesar até 40g2.

    Entretanto, como dizem os jovens: “daqui para frente é só para trás”. Porque na fase adulta, o timo começa a perder volume. Há registros que, quando chegamos na terceira idade, a glândula pode pesar apenas 5g2.

    Esse “retrocesso” do timo pode causar alguns problemas para o sistema imunológico do idoso, já que ele é responsável pela produção dos linfócitos T, uma das principais células de defesa do organismo. Elas são responsáveis por reconhecer e eliminar todos os “invasores” do corpo, função que fica desfavorecida com a involução do timo2.

    Desnutrição: a terceira idade e a falta de apetite

    Você já deve ter notado que pessoas mais velhas não costumam encher o prato de comida. De acordo com estudos, a mudança da rotina e do funcionamento do sistema digestivo são alguns dos fatores que levam a uma maior perda de apetite dos idosos3.

    Neste cenário, pessoas na terceira idade podem enfrentar casos de desnutrição, onde há falta de vitaminas e minerais importantes para o funcionamento do corpo. O zinco, a vitamina D e a vitamina C, por exemplo, são fundamentais quando falamos sobre a imunidade3 4.

    Sedentarismo: a falta de movimentação na melhor idade

    Outro fator que pode enfraquecer o sistema imunológico do idoso e, consequentemente, aumentar os os sintomas de baixa imunidade, é o sedentarismo. Com o passar dos anos, a falta de movimentação pode causar alguns problemas de saúde, como obesidade e, principalmente, sarcopenia, que diminui a massa magra, causando fraqueza e possíveis comorbidades.

    Como aumentar a imunidade de idosos? Dicas práticas

    Se você deseja entender como melhorar a imunidade de pessoas mais velhas, parta do princípio de manter todas as suas vacinas em dia, se alimentar de maneira balanceada e nutritiva, praticar atividades físicas e cuidar da saúde mental4 5. Com esse passo a passo, o idoso pode garantir uma vida com muito bem-estar!

    Agora, antes de explicar como combater os sintomas da baixa imunidade, você sabia que o envelhecimento do sistema imunológico tem um nome científico? Se prepare para o palavrão: imunosenescência. Mas, sem mais delongas, vamos conferir como melhorar a imunidade das pessoas idosas:

    Vacine-se e fortaleça o seu sistema imunológico

    Algo muito interessante acontece no sistema imune dos idosos: o número de células efetoras, que estão preparadas para combater invasores conhecidos, aumenta. Entretanto, há uma queda gigantesca na quantidade de células naives (ingênuas, em português), que são aquelas preparadas para enfrentar novos “vilões” do corpo4.

    Por isso, é muito importante que o idoso mantenha a carteira de vacinação sempre em dia. Inclusive, é essencial que ele tome a vacina contra a gripe todos os anos, já que ela combate diversas cepas do vírus4.

    Cuide do seu psicológico

    Muito se fala sobre qual é a importância da saúde do idoso, mas se dá pouca importância para a saúde mental da pessoa na terceira idade, já que o bem-estar do corpo e da mente estão conectados. Segundo estudos, idosos submetidos a estresse ou depressão estão mais sujeitos a contrair infecções e ao surgimento de doenças autoimunes e tumores4.

    Por isso, além das visitas de rotina, é muito importante que o idoso mantenha um acompanhamento psicológico e, se necessário, psiquiátrico. Assim, é possível cuidar da saúde da mente - assim como a do corpo.

    Pratique atividades físicas regularmente

    Estudos indicam que idosos que praticam atividades físicas com frequência apresentam algumas taxas de células de defesa semelhantes às quantidades presentes no organismo de adultos4 5.

    Por isso, procure a ajuda de um profissional de educação física. Ele pode aconselhar quais são os principais exercícios recomendados para a sua idade. E não podemos esquecer que, além de ajudar o sistema imunológico, as atividades físicas também aumentam a capacidade cardiorespiratória, a massa muscular e a densidade dos ossos4 5.

    Alimente-se balanceadamente

    Além das atividades físicas, é importante prestar uma atenção redobrada na alimentação. Afinal, o idoso necessita de um cardápio que seja nutritivo e garanta o consumo diário de vitaminas e minerais essenciais para a sua saúde. Para isso, você pode contar com a ajuda de uma nutricionista especializada em pacientes geriátricos.

    Vitamina para imunidade: conte com a Linhahum

    Ao longo deste texto, mostramos um passo a passo didático de como aumentar a imunidade de idosos. Mas sabemos que a prática é mais complicada do que a teoria. Por isso, vamos apresentar para você os suplementos de imunidade da Linhahum.

    A Linhahum é uma marca que busca nutrir seu corpo, mente e alma em todas as fases da sua vida. Em nosso vasto portfólio, contemos vitaminas para imunidade que podem servir como um auxílio para idosos com problemas com o sistema imune.

    O Defense, por exemplo, é um suplemento alimentar enriquecido com betaglucano de levedura Wellmune®, lactoferrina, vitamina B12 e vitamina C. Seu consumo é recomendado de seis em seis meses.

    Você também pode contar com o ImunoPro, um suplemento em cápsulas com vitamina C, D, zinco e extrato de própolis verde. Seu consumo é diário e ele possui uma poderosa ação antibacteriana, antifúngica e antioxidante.

    Conheça nossos produtos e faça parte da família Linhahum!

    Produtos Ver todos
    Compartilhar

    Deixe um comentário

    Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.