• Início
  • Blog - Saúde e Bem-Estar | Linhahum
  • Proteína vegana: o que é, sua indicação e benefícios
  • O que é proteína vegana, seus benefícios e quem pode tomá-la?

    Quando falamos sobre proteína, automaticamente pensamos no clássico: um bife suculento, frango grelhado ou até mesmo um shake de whey protein com um sabor minimamente exótico. Entretanto, pouco se comenta sobre proteína vegana, que pode servir como uma ótima substituta para os alimentos de origem animal.

    A proteína é um dos principais macronutrientes do corpo humano. Isso significa que precisamos de grandes quantidades para suprir a necessidade do organismo. Para você ter uma noção, a Anvisa recomenda que um adulto consuma 50g de proteína por dia1, o que equivale a mais de 10 ovos cozidos.

    Então, o que é proteína vegana? Quais são os benefícios de substituir a carne vermelha por uma versão de origem vegetal? E existe “whey protein vegano”? Essas e outras perguntas serão respondidas a seguir. Então, continue com a gente e faça uma ótima leitura!

    O que é proteína vegetal?

    Proteína vegetal, também conhecida como proteína vegana, é o conjunto de aminoácidos essenciais encontrado nos legumes, nos cereais, nas oleaginosas e outros grupos. A soja, o arroz, quinoa, ervilha, milho e a batata são alguns vegetais que possuem proteína em sua composição2.

    As proteínas são macronutrientes formados por um grupo de aminoácidos. Quando ingerimos uma fonte proteica, seja animal ou vegetal, ela é dividida e seus componentes são liberados na corrente sanguínea, que irriga os músculos e outros órgãos do corpo humano2.

    Dentro deste grupo de aminoácidos, encontramos os2 3:
    • não essenciais, que são produzidos naturalmente pelo organismo;
    • condicionalmente essenciais, que tem a sua produção realizada pelo corpo, mas que pode ser insuficiente em alguns casos;
    • essenciais, que não são produzidos pelo corpo e, por isso, devem ser consumidos por meio da alimentação ou suplementação.

    Dentre os aminoácidos essenciais, você encontra a leucina, a metionina e a lisina, por exemplo, que podem ser amplamente encontrados em fontes proteicas animais, como o soro do leite e a carne vermelha, e em fontes vegetais, como a ervilha e o arroz.

    Proteína vegana ou proteína animal: qual é mais consumida?

    Depende da região. Se considerarmos nível mundial, a proteína vegana ganha uma leve vantagem. Segundo estudos4, cerca de 60% das principais fontes proteicas consumidas são de fontes vegetais.

    Essa porcentagem pode variar de acordo com o continente. Na África e na Ásia, por exemplo, o consumo de proteína animal é muito menor do que as opções veganas. O cenário muda quando falamos sobre a América, a Europa e a Oceania, onde a ingestão de carnes, leites e derivados é maior4.

    Confira o gráfico abaixo com os valores4:

    grafico-consumo-proteina-vegana

    Como é possível perceber, o consumo de carne e outros alimentos de origem animal, em âmbito mundial, perde lugar para a ingestão de proteína vegetal. Isso pode ser resultado de diversos fatores, como cultura, culinária, disponibilidade de alimentos, idade e situação socioeconômica.

    Quais são os benefícios da proteína vegana?

    O consumo de proteína vegetal está associado a diversos benefícios, desde melhoria da saúde do corpo até a preservação do meio ambiente. De acordo com estudos, substituir a proteína animal para a proteína vegana pode5:

    • diminuir o risco de mortalidade por conta de doenças cardíacas, além de proporcionar melhores resultados de pressão arterial e diminuir as possibilidades do paciente desenvolver síndrome metabólica;
    • reduzir a incidência de câncer, principalmente quando a pessoa faz uso de uma dieta vegana;
    • diminuir o índice de glicose no sangue, reduzindo as chances de desenvolver diabetes tipo 2;

    Além disso, os mesmos estudos mostram que o plantio e cultivo de plantações é mais ecologicamente sustentável do que a criação de gado e outros animais. Para você ter uma noção, estima-se que a produção de 1kg de proteína bovina gera até 640kg de gás carbônico (CO2)5.

    Então isso significa que a proteína vegana é melhor do que a proveniente de ingredientes de origem animal? Bem, há controvérsias.

    Estudos5 mostram que a proteína vegana possui algumas desvantagens, como a presença de substâncias chamadas de “antinutricionais”, como o fitato. Eles diminuem a capacidade do corpo em absorver alguns nutrientes, como a proteína.

    Mas não se assuste: esse fator pode ser facilmente contornado com alguns processos, como imersão, fermentação, germinação e cozimento dos alimentos5.

    Além disso, pesquisas1 5 revelam que as proteínas vegetais possuem quantidades insuficientes de aminoácidos. Todavia, isso também pode ser resolvido com a diversificação das fontes proteicas. Por exemplo: se você misturar os aminoácidos da ervilha e aqueles presentes no arroz, você adquire a cadeia completa da proteína - além de conquistar mais nutrientes para a sua dieta1!

    Quais são as melhores proteínas veganas?

    Dentre as melhores proteínas veganas, estão: ervilha, grão de bico, amendoim, castanhas, cereais integrais, lentilha, feijão, soja e arroz. Além de serem fontes proteicas, esses alimentos oferecem diversas vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do corpo humano1 5.

    Protina Veg: a proteína vegetal em pó da Linhahum

    Você já deve ter imaginado que não existe um “whey protein vegano”, não é mesmo? Afinal, “whey” é a palavra em inglês para “soro de leite”. Entretanto, a Linhahum desenvolveu uma proteína para veganos que possui um mix de 23 vitaminas e minerais.

    O Protina Veg foi desenvolvido com a união de cinco proteínas vegetais, como a aveia, ervilha, castanha-do-pará, castanha-de-caju e arroz. Além disso, ele conta com um sabor delicioso de frutas vermelhas, que foram liofilizadas e mantiveram seus nutrientes naturais.

    Cada porção do Protina Veg conta com 19g de proteína vegana, o que equivale a quatro ovos cozidos, 70 gramas de peito de frango ou bife grelhado e 500 gramas de iogurte natural. Por isso, ele pode ser um ótimo aliado na suplementação de proteína para pessoas que não consomem carne ou possuem dificuldade em consumir fontes proteicas de origem animal.

    Confira nossos produtos!

    Produtos Ver todos
    Compartilhar

    Deixe um comentário

    Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.