Artigo: A quantidade, a qualidade  proteica na dieta são essenciais para uma vida saudável associada aos exercícios: uma perspectiva centrada no músculo ao longo da vida.

Referência: BURDE, N. A. et al. Dietary Protein Quantity, Quality, and Exercise Are Key to Healthy Living: A Muscle-Centric Perspective Across the Lifespan. Frontiers in Nutrition. Junho, 2019.

Um padrão alimentar saudável, independentemente da idade, deve consistir na ingestão de alimentos de alta qualidade proteica de preferência em quantidades adequadas em todas as refeições ao longo do dia. Sabemos da relevância das proteínas para a saúde geral, destacando-se sua ação no crescimento, desenvolvimento e manutenção de tecido muscular esquelético, que não só contribui para a força física e desempenho, mas também  para a utilização e armazenamento eficiente de macronutrientes.

A obtenção de uma quantidade ideal de massa muscular é evolutiva com o desenvolvimento orgânico, passando para um estado estacionário no adulto, e deve ser suficiente para salvaguardar  o declínio final da massa muscular com a idade, todos os quais são influenciados pela atividade física.

O músculo esquelético representa um grande depósito de energia e aminoácidos, e contribui em  aproximadamente 30% para as taxas de síntese proteica corporal.

Recomendações atuais de proteínas, conforme definido pela recomendação subsídios alimentares (RDA) para a população dos EUA ou a ingestão de referência da população (PRI) na Europa, devem suprir  as necessidades básicas; no entanto, acredita-se que uma maior ingestão de proteína pode ser necessário para otimizar a massa muscular, especialmente para adultos e indivíduos com um estilo de vida ativo. É necessário equilibrar a avaliação precisa da proteína qualidade (por exemplo, escore de aminoácidos indispensável digestível; DIAAS) com métodos que um correlato fisiológico (por exemplo, medidas estabelecidas de síntese proteica, substrato oxidação, retenção de massa magra, ou acréscimo, etc.) para definir com precisão a proteína requisitos para esses resultados fisiológicos. Além disso, as recomendações atuais necessidade de mudar de orientações de um único nutriente para orientações baseadas em alimentos inteiros, a fim de reconhecer as interações da matriz de alimentos e outros nutrientes potencialmente otimizando os efeitos sobre a saúde dos alimentos. O objetivo deste artigo recém publicado,  é discutir qualidade e quantidade de proteína que deve ser consumida levando em consideração a presença de constituintes não-proteicos dentro de uma matriz alimentar e potenciais interacções com atividade para maximizar a massa muscular ao longo da vida

Qualidade de Proteína Dietética

Um padrão alimentar saudável consiste na ingestão dietética de uma variedade de alimentos proteicos de alta qualidade, garantindo o suprimento necessário de aminoácidos para a manutenção e crescimento de massa magra e manutenção geral do organismo. O DIAAS é o atual método de classificação da qualidade das proteínas recomendado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). A razão por trás dessa recomendação é que as estimativas de digestibilidade da proteína devem ser baseadas na digestibilidade ileal verdadeira (determinada no final do intestino delgado onde os aminoácidos são absorvidos). O estudo não é viável em humanos, dessa forma, usa-se modelos suínos, devido a semelhança entre o trato gastrointestinal humano.

Muitos trabalhos do DIAAS têm sido realizados com alimentos crus, considerando que o método de cozimento afeta a qualidade da proteína dos alimentos. Apesar disso, cozinhar (temperatura interna de 70 °C) aumenta a digestibilidade da proteína desnaturando a proteína e, assim, permitindo uma maior biodisponibilidade de enzimas proteolíticas para os seus locais de clivagem, assim, os dados destacam que a matriz, como a estrutura alimentar, pode ser manipulada pelo tratamento térmico para modular os escores de qualidade proteica. É importante ter em mente, entretanto, que o tratamento térmico severo, ou armazenamento prolongado, pode afetar o valor nutricional dos aminoácidos.

Ao longo do dia, é muito comum a ingestão de refeições mistas, ao contrário de nutrientes isolados, portanto também é relevante considerar que a qualidade proteica esteja inserida no contexto da ingestão de alimentos mistos, combinação de diferentes itens alimentares e as interações entre si. Por exemplo, foi estabelecido que a coingestão de lipídios com proteína melhora a digestibilidade / qualidade de proteína em suínos em crescimento ao diminuir as taxas de esvaziamento gástrico para permitir mais tempo para a proteína ingerida ser exposta a enzimas proteolíticas / ou reduzir a taxa de passagem dentro do intestino delgado para permitir mais tempo para os aminoácidos serem absorvidos.

Definindo Ingestão de Proteína Ideal vs. Recomendada

As recomendações de proteína são definidas como o nível mais baixo de ingestão de proteína para evitar a perda líquida de nitrogênio e reduzir o risco de doença em quase todos indivíduos saudáveis ​​no balanço energético, no entanto, essa recomendação proteica pode não ser ideal para suportar as necessidades metabólicas de indivíduos altamente ativos.

O “melhor” método para definir uma ingestão ótima de proteína é bastante discutível na comunidade científica. É importante ressaltar que o exercício afeta diretamente a utilização e exigência de nutrientes quando comparado ao estado sedentário. Esses conceitos poderiam ser apoiados por estimativas recentes de uma necessidade diária aumentada de proteína (principalmente pelos aminoácidos de cadeia ramificada que são preferencialmente oxidados durante o exercício) para otimizar o anabolismo de corpo inteiro principalmente em  atletas treinados em endurance durante a recuperação.

Seguindo a linha de raciocínio de maior necessidade proteica para indivíduos em determinadas situações da vida, essa recomendação mais elevada não se restringe apenas a atletas, mas também aos indivíduos em fase de crescimento, como crianças e adolescentes, e sobretudo em situações de estresse do metabolismo, em casos de doenças e envelhecimento celular.

É importante reconhecer também, que requerimentos proteicos como único valor energético diário obscurece a importância da distribuição proteica diária e sua frequência nas refeições para otimizar a resposta da síntese de proteína muscular pós-prandial ao longo do dia. Por exemplo, é comum que os adultos, especialmente os americanos, distorçam sua ingestão total de proteínas para o jantar com pequenas porções de proteína consumidas no café da manhã e no almoço. Isso acabaria por resultar em mais aminoácidos da dieta sendo irreversivelmente perdidos para a oxidação, ao contrário de ser usado para o acréscimo de proteína muscular pós-prandial no jantar, quando consumido uma distribuição de proteína diária enviesada.

Assim, a definição de ingestão ótima de proteínas precisa considerar a distribuição de proteína como um fator relevante para a estimulação das taxas de síntese proteica muscular pós-prandial durante o dia.

Considerações sobre proteínas com a idade.

Está bem estabelecido que existe uma perda gradual de massa muscular esquelética em função da idade mais avançada, e que esse descondicionamento muscular é geralmente associado a comportamentos de estilo de vida sedentário, tendo a perda de massa muscular esquelética com início aos 50 anos e progressão de 0,8% ao ano e um declínio de força de 3% ao ano.

O declínio relacionado à idade pode ser atribuído a um desequilíbrio entre a síntese de proteína muscular e as taxas de degradação que resulta em um balanço proteico muscular negativo. A capacidade prejudicada do envelhecimento do músculo para induzir uma resposta sintética robusta da proteína muscular pós-prandial à elevada disponibilidade de aminoácidos na circulação foi denominada “resistência anabólica”.

Ao usar uma abordagem centrada no músculo para a ingestão de proteína, observou-se que a quantidade relativa de proteína para maximizar a resposta sintética da proteína muscular pós-prandial é maior em idosos, quando comparados aos homens mais jovens. Em particular, os homens mais velhos demonstram uma curva de resposta dose-proteína de taxas de síntese de proteínas musculares pós-prandiais até ~ 0,40 g/kg por refeição, o que foi quase o dobro quando comparado a adultos jovens (~ 0,24 g/kg por refeição).

Ao considerar o valor do padrão de distribuição do consumo de proteína em cada refeição para o potencial anabolizante muscular máximo, a ingestão de proteína para adultos mais velhos é provavelmente maior do que a RDA atual (~ 0,8 g/kg) e se aproxima de ≥ 1,2 g/kg/dia. Além disso, a perda de massa magra ao longo de 3 anos é mais baixa em adultos mais velhos que consomem ≥1,2 g/kg/d, apoiando coletivamente a proteína da dieta como um fator de risco modificável para perda de massa muscular relacionada à idade.

Abordagem holística para melhores definições de ingestão de proteína ideal para o músculo?

Abordagens reducionistas fizeram contribuições significativas para o entendimento das interações entre nutrientes e músculos. Por exemplo, foi estabelecido que os aminoácidos derivados de proteína dietética, especialmente os aminoácidos essenciais, são os principais responsáveis ​​pela estimulação das taxas de síntese de proteína muscular pós-prandial. Além disso, o aminoácido de cadeia ramificada, a leucina, recebeu muita atenção devido ao seu duplo papel como molécula sinalizadora anabólica, bem como substrato para a síntese proteica.

Para a recomendação geral de proteína, leva-se me consideração fatores como aspectos ambientais, qualidade de vida, padrão alimentar, alimentos proteicos, efeito líquido da matriz alimentar e aminoácidos da dieta. Os padrões alimentares dietéticos são frequentemente adaptados para atender às preferências pessoais com padrões comuns, incluindo padrões alimentares baseados em animais ou plantas.

De fato, as dietas baseadas em vegetais são frequentemente consideradas inferiores para a estimulação da síntese proteica muscular pós-prandial. Alimentos à base de plantas, quando vistos isoladamente, são mais baixos em leucina, lisina e metionina pelo conteúdo total de aminoácidos quando comparados a alimentos de origem animal. Como tal, foi demonstrado que a ingestão de proteína isolada de soja resultou em uma redução na resposta sintética da proteína muscular pós-prandial quando comparada com a ingestão de proteína de soro de leite em homens jovens saudáveis.

Quanto a matriz alimentar, ela pode influenciar a digestão e absorção de nutrientes e, em termos de matrizes alimentares contendo proteínas, há influência direta na  ação anabólica líquida e na estimulação das taxas de síntese de proteínas musculares.

Conclusão

Identificar a quantidade ideal e a qualidade dos alimentos proteicos para consumir dentro de um padrão alimentar é necessário para fornecer orientação alimentar. Além da quantidade da proteína ingerida, há a necessidade de considerar uma flexibilidade em relação a necessidades proteicas para indivíduos em treinamento físico intenso, em fases de crescimento, processos patológicos e de envelhecimento. Durante o envelhecimento, nota-se que as necessidades proteicas estão mais elevadas devido a constante processo de perda muscular e declínio da força. Como estratégia de minimizar estes efeitos recomenda-se uma ingestão aproximada de 1,2 g/kg/dia (de proteína de alta digestibilidade) associada a prática regular de atividade física.

Produtos Humalin

Humalin Pleno+ é um suplemento proteico completo, com adição de L-leucina (BCAA) , vitaminas, minerais e fibras. É adjuvante na recuperação da massa muscular e prevenção/tratamento da sarcopenia e declínio da força. Possui a associação de outros macronutrientes, como carboidratos e lipídeos, auxiliando na maior ingestão de nutrientes essenciais.

Humalin QualiSênior é um complemento alimentar proteico, ideal para o ganho e manutenção de massa magra, principalmente muscular. Possui alto teor de proteínas e colágeno BodyBalance ® , 13 vitaminas e 11 minerais. É um potencializador da saúde osteoarticular e da manutenção muscular.