Saiba como melhorar sua alimentação e ter um estilo de vida saudável

Uma boa alimentação é primordial para obtenção de um estilo de vida saudável, combinando saúde e bem-estar ao longo da vida. Com a alimentação oferecemos os nutrientes que o corpo necessita para crescer, se desenvolver e produzir, além de promover maior capacidade de defesa e fortalecimento do organismo, melhor desempenho em suas funções biológicas e consequentemente maior qualidade de vida.

Então vamos falar sobre alguns tópicos essenciais para obtenção de uma boa alimentação, não citando os tópicos comuns, mas sim aqueles que as vezes passam despercebidos… 

Livre-se de hábitos ruins

Você já se perguntou quais são seus hábitos ruins? Todas as coisas que você faz no dia a dia que te distanciam cada vez mais de um estilo de vida saudável?

Hábitos como tabagismo, uso muito frequente de bebidas alcóolicas, sedentarismo, consumo exagerado de ultraprocessados, dietas da moda, restrições severas de determinados alimentos e muitos outros hábitos acabando deixando nossa saúde frágil, podem promover o desenvolvimento de doenças crônicas, são considerados fatores de risco para obesidade e influenciam negativamente no estado nutricional. Dito isso, liste todos os seus hábitos diários e os classifique em bons ou ruins. Assim você visualizar quais precisam de mudanças!

Compre alimentos saudáveis

A dica é: descasque mais e desembrulhe menos. Neste passo vamos diminuir o consumo de alimentos ultraprocessados e aumentar o consumo de alimentos in natura e minimamente processados.

Os ultraprocessados são alimentos que passam por diversos processos em sua fabricação. É muito simples de identificá-los, pois são aqueles alimentos industrializados, com adição de muitos ingredientes, cujo o produto final possui poucos traços do ingrediente principal, como é o caso de salgadinhos, biscoitos, refrigerantes, comidas prontas e congeladas.

Já os alimentos in natura são aqueles retirados direto da natureza para nossas refeições, sem que sofram nenhuma alteração durante este processo, como é o caso de frutas, legumes e vegetais.

Os minimamente processados são alimentos in natura que passaram por alterações mínimas, como lavagem ou sanitização, corte, descarte de partes ruins e outros.

Alimente-se regularmente

Alimentar-se regularmente durante o dia significa organizar seus horários de acordo com suas refeições. Separe um tempo especial para as refeições, coma com calma e atenção, e sempre em intervalos regulares de tempo: de três em três horas, de duas em duas, você pode adequar conforme sua necessidade.

O importante é fracionar as refeições ao longo do dia, comer em quantidades moderadas e consumir alimentos nutritivos. Essa pratica melhora a concentração durante o dia e o desempenho nas atividades, devido a constante liberação de energia no organismo, também colabora para manter níveis seguros de saciedade e nos ajuda a evitar episódios de compulsão alimentar.

 Beba água

A água é essencial para a manutenção do organismo humano. Ela auxilia no controle da pressão arterial, ajuda a prevenir pedra nos rins, mantem a temperatura corporal adequada, promove a remoção de toxinas do corpo, além de participar de diversos processos metabólicos.

Uma estratégia interessante para ingerir mais água durante o dia é sempre ter uma garrafinha por perto e traçar metas:

“Tenho uma garrafinha de 500 ml. Então vou tomar 4 dessa por dia”.

Coma de tudo em quantidades adequadas

O segredo para conseguir manter um estilo de vida saudável, com uma alimentação equilibrada e nutritiva, é comer de tudo, em quantidades moderadas. Nenhum alimento é totalmente proibido, desde que sejam consumidos conscientemente em quantidades moderadas. Dessa forma você cria autonomia para incluir na sua dieta aqueles alimentos menos nutritivos, mas que são super saborosos, mantendo assim uma alimentação balanceada.

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